Ostara

     Heeeelloooooo!!! Tudo bom? Bree e Lena brotando aqui de novooo! FELIZ PRIMAVERA!!!!



    Setembro quase no fim, e finalmente a primavera deu as caras, ainda tímida e carregada de uma friaca que botou a gauchada toda embaixo das cobertas, rsrsrs. Mas chegou e, pelo menos aqui onde moramos, é fácil perceber pela explosão de cores. Tudo floriu, os pássaros estão fazendo ninhos, os quero-quero começando a se juntar para pôr os ovos (ou dar carreira nos desavisados que passam perto). No caminho para a faculdade, um casal de corujas-buraqueiras fez seu ninho e está chocando os ovos; um dos pais sempre dentro da toca, gritando quando alguém chega a menos de 5 metros, e o outro abrindo as asas para parecer maior e ameaçador (mas só parece mais fofo, mesmo). É. Gostamos da primavera, como deu pra notar.
    E embora quem tem rinite possa discordar um pouco, a verdade é que não dá para odiar a primavera. Para os amantes do calor, já não está tão frio, e a primavera é a lembrança de que logo o sol e as férias chegarão; para quem ama o frio, a estação ainda é fresca e permite desfrutar de atividades ao ar livre sem transpirar demais. As chuvas caem sem muita força, quase como uma carícia dos céus na Terra, como Thor a fazer amor com Sif, a Terra Fértil. 
    E já que mencionamos os deuses, a primavera é o momento em que Deus e Deusa exibem suas faces juvenis, crianças/adolescentes fascinados e encanados pela vida e um pelo outro, companheiros de folguedos cheios de energia e vigor, cheios da inocência juvenil e plenos do potencial para tudo que pode vir a ser conforme a estação avança e os dias se tornam enfim mais longos que a noite. A energia da primavera é de renascimento, alegria, esperança, novas oportunidades. É a explosão de vida que segue após o inverno e, para quem vive mais perto do campo, é maravilhoso ver como essa estação é marcadamente diferente das outras, seja pela mudança no regime das chuvas, pelo canto dos passarinhos que muda de tom, pelo ciclo dos peixes e animais ou dos jardins.
    E como o universo macrocósmico reflete o universo microcósmico que existe em cada um, a primavera é tempo de renovação também para nós. Época de se soltar de padrões desgastados, de se livrar do que já não te serve e abrir espaço para o novo. Podem ser objetos, relações, pensamentos, emoções, projetos ou padrões de comportamento: se já não te serve, é hora de se libertar e seguir adiante, remover as ervas daninhas do seu jardim interno para abrir espaço para o que você quer semear.
    Em Ostara, tudo é florido, doce e colorido. Os enfeites da estação são todas as cores brilhantes, especialmente em tons pastel, e está muito associado ao elemento ar. Sinos, guizos, fitas e buquês podem enfeitar seu altar e casa (evite o plástico e dê preferência a produtos naturais, para evitar gerar lixo: a Mãe-Terra agradece), os alimentos podem levar flores, também, mas se baseiam principalmente em frutas da estação, pães e saladas de brotos. Leite, vinho e licores são as bebidas deste festival, e os incensos são todos os florais, especialmente de flores que desabrocham na estação, como rosas, orquídeas e outras.
    Embora a maioria prefira celebrar no dia exato do Equinócio, a energia da entrada da primavera dura perto de uns 15-20 dias, enquanto os dias ainda são frescos (mais frescos do que no verão, bem sei que fora da região Sul não existe tanto frio, no país) e as plantas estão com seus brotos juvenis. Você pode fazer um único dia de celebração, ou vários pequenos rituais diários, a escolha é sua.
    Para comemorar a primavera, pinte cascas vazias de ovos - símbolos de fertilidade - com símbolos relacionados ao que você deseja para este novo ciclo. Escreva em papeizinhos o que você quer cultivar em si, na sua vida e nas suas relações, e enterre-os num vaso com sementes de flores. Cuide das sementinhas e veja-as brotar e crescer, sabendo que seus desejos estão crescendo junto.
    Também é um ótimo momento para agradecer, afinal, por tudo o que recebemos, por ter atravessado mais uma estação, mais um ano, mais um ciclo. Brinde aos deuses, ofereça pão, bolos, frutas, leite e mel a eles e às fadas. Mexa no seu jardim, ou comece uma horta (para quem mora em apartamento, as hortas de tempero verticais em garrafas PET ou em pallets são ótimas pedidas). Cante, dance, coloque suas músicas favoritas (não recomendo músicas de batida ou letras pesadas, porque o propósito aqui é uma energia mais "leve", então segura a mão na sofrência depressiva, nos pancadões e no heavy metal, ou pelo menos escolha letras que não falem de sentimentos ou eventos negativos como traição, violência ou dor).
    É uma ótima estação para colocar em movimento todos aqueles projetos que você sempre postergou, para incensar o ambiente, mudar os móveis de lugar, passar uma tinta naquela parede descascada... Mudar padrões e hábitos para melhor. Passes, orações e benzimento sobre si, sobre a família, a casa e os bichinhos são mais que bem-vindos, e caminhadas com meditações ao ar livre, idas às academias de praça e reuniões felizes com os amigos (felizes não significa álcool nem drogas, crianças. Segura esse forninho.) são comemorações igualmente válidas.
    Amanhã postaremos feitiços e rituais para fazer na primavera, mas por hoje nos despedimos com um abraço e muitos beijinhos, desejando que tenham um maravilhoso começo de primavera!

    Com muito amor, carinho e florezinhas brotando

    Bree e Lena.


Comentários