A magia dos elementos - Uma visão geral
Booom diaaa, gente! Bree postando hoje, saudando todo mundo com um abraço apertado e bitocas nas bochechas!
Quando se fala em Elementos, talvez a maioria pense em elementos químicos, ou quem sabe os entusiastas de animes e conhecedores do básico do esoterismo relacionem o termo aos elementos místicos, que variam de tradição para tradição mas, no Ocidente, são compreendidos como 4: Terra, Ar, Fogo e Água. Se pensou no desenho Avatar, é... É mais ou menos por aí.
Porém, quando se fala em Elemento Místico, não estamos falando da manifestação física deles, como vento, chamas, rios e mares e solo. Um elemento místico é uma energia, um princípio com características muito próprias, que se combina aos outros três para criar absolutamente tudo o que existe. Assim, é muito difícil, para não dizer impossível, encontrar qualquer coisa neste mundo físico que possua apenas um elemento em si. Mas já estou correndo demais, não é?
Bom... Se um Elemento Místico é uma energia, que energias são essas? Bom... Vou descrever cada uma, e depois vamos adiante, certo?
Para começar, temos a Terra. É o elemento mais presente no nosso dia a dia, porque é através dela que tudo toma forma física. A Terra tem uma energia fria e seca, é feminina, receptiva, nutridora. É estável e fixa, dá forma, puxa para baixo, para o centro, para a introversão e para o materialismo. A energia da Terra traz consigo abundância, generosidade, fertilidade no sentido mais amplo e físico, imobilidade, imutabilidade. É a manifestação, a concretização, e é com ela que trabalhamos quando chegamos a fazer qualquer coisa, concretizar qualquer projeto. Tudo o que toma existência, possui forma física e se manifesta nesse mundo terreno está, portanto, imbuído da energia telúrica.
A energia da Água rege o plano das emoções. Tudo o que está relacionado ao sentir é comandado por ela. A água é feminina, passiva, receptiva, fria e úmida. É maternal, nutridora, mas também intempestiva e propensa a excessos. Fluída, a água possui adaptabilidade e é o princípio que imbui de significado pessoal tudo aquilo que se empreende. Na natureza, ela é a sensação, o meio que conecta o físico e o mental. Está associada ao útero, à origem da vida, ao subconsciente. É o princípio feminino da natureza.
O Ar é pensamento e movimento. Tudo aquilo que existe começou como uma possibilidade, uma ideia, um pensamento, e é onde o ar está. Pode-se dizer que o ar é o Plano Ideal ao qual Platão se referiu. O ar é quente e úmido, fluído, mutável, racional, ativo, masculino. Traz consigo a energia criativa mental, intelectual, comunicativa, expansiva. É lógico, teórico e abstrato. É a respiração, o fôlego, o princípio alimentador da alma, que a conecta ao existir.
Finalmente, o Fogo é o impulso primal. Quente e seco, é masculino, ativo, expansivo. É o princípio masculino da natureza, como a água é o feminino. O Fogo é o Mana polinésio, o Chi oriental, o Prana indiano. É a energia vital, a alma, o espírito. É a fagulha que torna o pensamento real, a energia que coloca a existência em movimento. Traz consigo energia combativa, movimento, impulso, raiva, crescimento, extroversão, liderança.
Certo, mas como tudo isso se articula? Calma, pequeno Gafanhoto. Estamos chegando nisso.
Tudo aquilo que existe, começou como uma ideia, um pensamento, uma possibilidade, uma vontade. Começa no Plano Mental. Uma manifestação do Ar, o mais etéreo dos planos (tradições diferentes podem considerar o Fogo o plano mais etéreo, mas estou me atendo ao apontado pela maioria dos meus estudos). Essa idéia/potencial/possibilidade é ativada pelo princípio do Fogo, posta em movimento, conduzida para o Astral, onde passa a se plasmar. No corpo, você pode pensar no Fogo como a energia que o movimenta. Em um projeto, o Fogo está presente nos recursos que você desprende, na energia que moverá seu projeto ou feitiço. Esse Fogo impulsiona a energia em direção ao plano das Emoções, ao plano da Água, onde reside o significado pessoal, o envolvimento, as emoções e motivação. A água é a paixão, a capacidade de sentir que leva adiante desde um simples movimento de se afastar de algo que causa dor aos projetos mais apaixonados. Quando falamos da existência, ela é toda a estrutura psíquica do indivíduo. Finalmente, temos a Terra, que capta a energia e a materializa. A Terra é a concretização do que foi imaginado pelo Ar, movido pelo Fogo e nutrido pela Água. É a realização, o corpo físico, o existir. O mundo Físico e terreno em que vemos os resultados.
Assim, a cada segundo de sua vida, você existe e se movimenta concomitantemente com os quatro Elementos. Obviamente, pequenos desequilíbrios ocorrem de forma que um elemento pode ter predominância em uma situação ou indivíduo, mas todos estão obrigatoriamente presente para que qualquer coisa possa existir. Assim, as chamas da lareira possuem Ar, Fogo, Terra e Água. O mesmo para as águas do mar, para o vento e o solo. O que muda é a proporção. É claro que nas chamas teremos uma predominância do Elemento Fogo, no vento do Elemento Ar, nos rios e mares (ou na água da torneira, do chuveiro, já que ser bruxa não é sinônimo de ser privilegiada e morar num canto cheio de mato) do Elemento Água, e no solo do Elemento Terra. Mas agora é possível entender como cristais (em tese, deveriam ser do Elemento Terra, pois dela vieram, certo?) podem ter energias predominantes de outros elementos, ou incensos (que deveriam ser Fogo e Ar) podem evocar características de Água e Terra.
Com base nisso, tenho uma proposta de atividade: escolha alguns cristais, plantas e aromas, e tente descobrir qual elemento os rege, a partir de suas propriedades e características. Depois, consulte se acertou em tabelas de correspondências de ervas e cristais. Aos poucos sua intuição e compreensão ficarão mais afiadas.
Futuramente, faremos postagens específicas abordando cada elemento, suas características, reinos elementais e sugestões para trabalhar com cada um! Por ora, é isso! Espero que tenha sido proveitoso, e me despeço de cada um com beijinhos de café (que foi? Trabalho e faço faculdade, café é meu combustível, poxa).
Com muito amor, carinho e café
Bree

Parabéns por esse blog maravilhoso e cheio de conteúdos rico em conhecimento.
ResponderExcluir